Florianópolis recebe neste domingo caminhada de conscientização sobre violência contra mulher

A violência contra mulher é considerada uma pandemia global pela ONU (Organização das Nações Unidas), com estatísticas alarmantes. No Brasil, uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos, três são vítimas de feminicídio por dia e 26 sofrem agressões por hora, segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgadas em novembro de 2023.

Por isso, neste domingo (1), uma caminhada busca conscientizar a população sobre a importância de frear esses índices. O encontro ocorre em Florianópolis, a partir das 10h.

Caminhada de conscientização sobre violência contra mulher será realizada, simultaneamente, em diferentes cidades

Caminhada contra violência de gênero será realizada, simultaneamente, em diferentes cidades – Foto: Freepik/ Reprodução/ ND

Para o Grupo Mulheres do Brasil, esse é um problema grave que afeta toda a sociedade. Por isso, a organização convida a população para participar da 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 1º dezembro, em várias cidades do país e no exterior.

“Nos engajamos fortemente nesta causa global, que diz respeito a todos nós, pois não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência simplesmente pela sua condição de gênero. Buscamos chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar e erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Falsos pedidos pelo 190 são uma estratégia comum no Brasil para denunciar violência contra mulher, segundo porta-voz da PMDF – Foto: Carlos Jr/Arquivo/ND

O encontro ocorre a partir das 10h, com concentração em frente ao coreto da Ponte Hercílio Luz, na área insular. Os participantes sairão em caminhada pela ponte e serão recepcionados, ao final do trajeto, pela bateria da Escola de Samba Unidos da Coloninha.

A ação é parte da campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que iniciou em 25 de novembro e vai até 10 de 10 de dezembro, em 160 países.

Grupo sairá em caminhada na Ponte Hercílio Luz (imagem ilustrativa)

Grupo sairá em caminhada na Ponte Hercílio Luz (imagem ilustrativa) – Foto: Getty Images/ iStockphoto/ ND

No Brasil, a mobilização será maior, com 21 dias, tendo iniciado em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A ação busca conscientizar sobre os diferentes tipos de violência de gênero e fomentar ações concretas que promovam igualdade, segurança e justiça.

SERVIÇO:

  • 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
  • Data: 1º de dezembro de 2024
  • Horário: 10h
  • Local: Ponte Hercílio Luz, Centro de Florianópolis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.