Desfiles, discurso e baile: entenda os ritos da posse de Trump

A Constituição dos Estados Unidos exige apenas que o presidente eleito leia um juramento para que seja empossado, mas a cerimônia de posse segue diversas tradições, sendo que algumas já duram séculos.

O discurso de posse é um dos ritos que é seguido desde a primeira cerimônia, em 1789, quando George Washington assumiu a Presidência.

Neste ano, tanto o juramento quanto o discurso de posse serão realizados no interior do Capitólio, a sede do Congresso dos EUA, devido à previsão de frio extremo.

Veja abaixo alguns dos ritos da cerimônia de posse presidencial dos EUA.

Presidente em exercício acompanha o eleito

Uma das tradições é o presidente em exercício acompanhar o presidente eleito para o Capitólio, onde será feito discurso e juramento.

Da mesma forma, a vice-presidente em exercício acompanhará o vice-presidente eleito.

A CNN Internacional informou que o presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden receberão o presidente eleito Donald Trump e Melania Trump na Casa Branca para uma recepção com chá e café antes de viajarem juntos para o Capitólio para a posse.

Da residência oficial, eles irão juntos para o Capitólio para a cerimônia de posse dentro da rotunda do Capitólio.

Em 2017, quando Trump venceu o pleito pela primeira vez, Barack Obama, que estava deixando o cargo após dois mandatos, o acompanhou.

Porém, em 2020, quando Joe Biden derrotou o republicano, não foi acompanhado para o Capitólio. Trump não compareceu à cerimônia de posse.

Mike Pence, então vice-presidente, esteve na solenidade.

Juramento do presidente e do vice-presidente eleitos

Primeiro, o vice-presidente toma posse, com o mesmo juramento usado desde 1884, que também serve para senadores, deputados e outros funcionários públicos federais.

Em seguida, por volta do meio-dia, no horário local, o presidente eleito recita outro juramento, um pouco mais curto.

Por tradição, o presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos administra o juramento de posse ao presidente eleito. Geralmente, são usadas bíblias para isso, mas essa não é uma regra.

Ainda assim, para o vice-presidente, esse papel já foi desempenhado pelo presidente pro tempore do Senado, por exemplo. Em algumas ocasiões, o vice-presidente que estava saindo do cargo administrou o juramento.

Em 2021, a juíza Sonia Sotomayor, também da Suprema Corte, administrou o juramento de Kamala Harris. O presidente do tribunal era John Roberts, quem realizou o juramento de Biden.


Juramento de Donald Trump durante a posse em 20 de janeiro de 2017 • U.S. NETWORK POOL via Reuters

Discurso de posse

Outra tradição é um discurso do presidente eleito para a população, por mais que, tecnicamente, essa não seja uma exigência.

As falas variam muito de tamanho, tendo sido o menor discurso um com apenas 135 palavras e o maior com 8.445 palavras, com cerca de duas horas de duração.

Em 2017, Trump fez um discurso de mais de 1.400 palavras – e duração de cerca de 17 minutos.

“Partida honorária” para ex-presidente e vice

Depois dos juramentos, o agora ex-presidente e a ex-primeira-dama partem para iniciar a vida após deixar a Casa Branca.

Nos últimos anos, os recém-empossados presidente e vice escoltaram seus antecessores para fora do Capitólio após a Cerimônia de Posse.

Desde 1977, o ex-presidente e a ex-primeira-dama deixaram o Capitólio de helicóptero (se as condições climáticas permitirem).

Neste ano, Joe e Jill Biden devem deixar o Capitólio e seguir para a Base Conjunta Andrews, onde farão “discursos em um evento de despedida com a equipe”, segundo a Casa Branca.

Da Base Conjunta Andrews, eles viajarão para a Califórnia — onde a CNN Internacional informou anteriormente que eles passarão um tempo em uma viagem pessoal.

Assinatura dos primeiros documentos oficiais no Capitólio

Logo após a saída do agora ex-presidente e ex-vice-presidente, o novo chefe de Estado dos EUA assina as primeiras ações oficiais.

Isso acontece na Sala do Presidente, perto da Câmara do Senado no Capitólio dos EUA.

Geralmente, são assinadas nomeações e, às vezes, memorandos, proclamações ou ordens executivas, segundo a Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse, responsável pela realização destes eventos.

Essa tradição começou em 1981, com Ronald Reagan.

Almoço de posse

Outra tradição de décadas é um “almoço de posse”, realizado no Statuary Hall do Capitólio. Esse serviço é oferecido pela Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse.

Ainda de acordo com a comissão, essa tradição remonta a 1897, mas só começou a ser feita de forma recorrente a partir de 1953.

Geralmente, estão presentes integrantes do grupo, líderes do Senado e outros convidados.

O almoço inclui ainda discursos, entregas de presentes da comissão conjunta e brindes ao novo governo, de acordo com os idealizadores.

Desfiles e revista de tropas

Após o almoço, é feita uma revista de tropas militares na frente leste do Capitólio.

Em seguida, é feito um desfile presidencial com militares, bandas marciais, população e carros alegóricos pela avenida Pennsylvania até a Casa Branca.

Neste ano, Donald Trump anunciou que o desfile presidencial será feito na Capital One Arena.

A tradição de uma procissão remonta à primeira cerimônia de posse, em 30 de abril de 1789, quando George Washington assumiu o poder.

Ainda assim, o primeiro desfile organizado ocorreu apenas em 1809.

Volta para a Casa Branca

Após assistir o desfile, o presidente volta para a Casa Branca, onde geralmente assina documentos no Salão Oval.

Espera-se que Trump assine vários decretos. Durante um comício de vitória no domingo (19), o presidente eleito afirmou em discurso que “toda ordem executiva radical e tola do governo Biden será revogada poucas horas após eu tomar posse”.

Bailes

Por fim, outra tradição na posse de um presidente dos Estados Unidos é a realização de bailes. A quantidade desses eventos pode variar.

São realizados bailes oficiais e de outras instituições, por exemplo, podendo haver eventos em outros dias além da posse em si.

Donald Trump deve comparecer a três bailes neste ano, nos quais fará discursos e dançará com a primeira-dama Melania.

Em 2017, eles compareceram a três bailes.

Biden deve deixar carta para Trump; conheça tradição da posse

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desfiles, discurso e baile: entenda os ritos da posse de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.