Biden não considerou desrespeitar tradições da posse, dizem fontes

Joe Biden terá, nesta segunda-feira (20), seus últimos momentos como presidente dos Estados Unidos. Em seu último dia no cargo, Biden participa de uma série de tradições que vêm com o dia da posse de seu sucessor, incluindo receber os Trumps na Casa Branca para um chá, andar juntos na comitiva até o Capitólio e deixar uma carta para o novo presidente, Donald Trump.

Autoridades da Casa Branca familiarizadas com o planejamento afirmam que nunca houve qualquer debate sobre se o presidente de saída participaria dessas etapas cerimoniais, apesar do fato de que quatro anos atrás, Donald Trump não estendeu essas mesmas cortesias ao então presidente eleito Biden.

Como disse uma autoridade, era “muito importante para ele honrar as tradições, fazer isso de acordo com as regras e conforme a tradição estabeleceu”.

Biden está aderindo a essas tradições. Fontes dizem, no entanto, que ele continua bravo por ter sido forçado a sair da corrida presidencial de 2024, e que ficou cada vez mais amargurado com a culpa que foi direcionada a ele pela reeleição de Trump.

A Constituição dos Estados Unidos exige apenas que o presidente eleito leia um juramento para que seja empossado, mas a cerimônia de posse segue diversas tradições, sendo que algumas já duram séculos – conheça todas elas aqui.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Biden não considerou desrespeitar tradições da posse, dizem fontes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.