![](https://static.ndmais.com.br/2024/12/colirio-scaled.jpg)
A Alcon, fabricante de produtos oftalmológicos, anunciou o recall voluntário de um lote do colírio “Systane Lubricant Eye Drops Ultra SPF, Single Vials On-the-Go”. O recall foi motivado pela presença de um fungo no produto, que pode representar riscos à visão, especialmente para pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
![Imagem ilustrativa de colírio Imagem ilustrativa de colírio](https://static.ndmais.com.br/2024/12/colirio-800x533.jpg)
Imagem ilustrativa de colírio – Foto: Freepik
De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), a retirada envolve um lote específico de colírios que vêm em embalagens com 25 frascos individuais.
O alerta foi emitido após um consumidor relatar a descoberta de uma substância estranha em um frasco lacrado do produto. A investigação da Alcon revelou que o material identificado era, de fato, fungo.
Embora o recall tenha gerado preocupação, até o momento não foram registradas infecções relacionadas ao produto em questão. No entanto, a contaminação em produtos oftalmológicos pode causar infecções graves.
Histórico de problemas com colírios contaminados
Esse não é o primeiro incidente relacionado à contaminação de colírios. Nos últimos dois anos, diversos produtos foram retirados do mercado devido a problemas semelhantes.
![Análises mostraram que frascos de colírio estavam contaminados Análises mostraram que frascos de colírio estavam contaminados](https://static.ndmais.com.br/2023/02/uso-de-colirio-pode-ter-causado-morte-de-uma-pessoa-e-cegueira-em-outras-cinco-entenda-o-caso-800x533.jpg)
Análises mostraram que frascos de colírio estavam contaminados – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Em 2023, dezenas de marcas e lotes diferentes de colírios foram retirados do mercado após a detecção de contaminantes como fungos e bactérias.
Colírio oferece riscos à saúde?
Fungos em produtos oftalmológicos podem causar infecções que afetam diretamente a visão. Dependendo da gravidade e do tipo de fungo, essas infecções podem ser difíceis de tratar e até levar à cegueira.
A Alcon, que tem sede no Texas, reforça que está trabalhando para garantir a segurança dos consumidores e está colaborando com as autoridades sanitárias para resolver o problema.