Kamala diz que Trump “alimenta o combustível do ódio e da divisão”

A vice-presidente Kamala Harris condenou nesta segunda-feira (28) o tom do comício do ex-presidente Donald Trump no Madison Square Garden na noite anterior.

“Acho que ontem à noite, o evento de Donald Trump no Madison Square Garden realmente destacou um ponto que venho defendendo ao longo desta campanha”, disse Harris aos repórteres antes de ir para Michigan. “Ele está focado e realmente fixado em suas queixas, em si mesmo e em dividir nosso país.”

O ex-presidente manteve em grande parte as linhas familiares no evento de domingo (27) na cidade de Nova York, mas os atos de abertura desencadearam ataques racistas e vulgares a Kamala, aos democratas, aos imigrantes e até mesmo a Porto Rico – o que gerou repreensões furiosas dos democratas e de alguns republicanos.

Os comentários do comediante Tony Hinchcliffe sobre Porto Rico provocaram a maior reação negativa.

“Há muita coisa acontecendo, tipo, não sei se você sabe disso, mas há literalmente uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano agora”, disse ele.

“Acho que se chama Porto Rico”, disse o comediante e apresentador de podcast na cidade que abriga a maior população porto-riquenha do continente americano.

A frase foi bem recebida pelos apoiadores de Trump que encheram a arena histórica no centro de Manhattan, mas a campanha de Trump procurou distanciar-se de Hinchcliffe, que, tal como os outros oradores, foi um convidado.

“Esta piada não reflete as opiniões do presidente Trump ou da campanha”, disse a porta-voz da campanha de Trump, Danielle Alvarez, em comunicado à CNN na noite de domingo.

Harris, que visitou um restaurante porto-riquenho no norte da Filadélfia no domingo, disse na segunda-feira que faria da ilha uma prioridade.

“Anunciei também meu plano que trata da minha economia de oportunidades em grande escala, mas uma meta específica que incluirá uma força-tarefa focada nas necessidades de Porto Rico”, disse ela.

A vice-presidente também disse que estava “muito orgulhosa” de que celebridades como a superestrela porto-riquenha Bad Bunny a apoiassem. Ele sinalizou apoio a Harris na noite de domingo, compartilhando um clipe nas redes sociais dos planos da vice-presidente para a ilha momentos após a aparição de Hinchcliffe no comício de Trump.

Apesar da reação do Partido Republicano a Hinchcliffe, Harris disse que a mensagem de Trump na noite de domingo não era nova.

“O que ele fez ontem à noite não é uma descoberta. É apenas mais do mesmo e talvez mais vívido do que o normal”, disse Harris. “Donald Trump passa o tempo inteiro tentando fazer com que os americanos apontem o dedo uns para os outros, alimentando o combustível do ódio e da divisão. E é por isso que as pessoas estão exaustas dele.”

O presidente Joe Biden – depois de votar em Delaware nesta segunda-feira – também condenou o evento de domingo de Trump, chamando-o de “embaraçoso” e “abaixo de qualquer presidente”.

“Está abaixo de qualquer presidente, mas é com isso que estamos nos acostumando. É por isso que esta eleição é tão importante.”

Trump diz que há “muitos genes ruins” entre imigrantes nos EUA

Este conteúdo foi originalmente publicado em Kamala diz que Trump “alimenta o combustível do ódio e da divisão” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.