Uma equipe dos Estados Unidos está viajando para Mianmar, após um terremoto catastrófico ter atingido o país e matado mais de 2 mil pessoas, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, nesta segunda-feira (31).
Uma “equipe de especialistas humanitários” da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) sediada na área viajará para Mianmar “para identificar as necessidades mais urgentes das pessoas, incluindo abrigo de emergência, alimentos, necessidades médicas e acesso à água”, afirmou Bruce.
“Nossos especialistas em desastres, incluindo aqueles que estão em Bangkok, Manila e Washington, DC, continuam monitorando a situação em coordenação com os colegas do governo dos EUA na região”, ela acrescentou.
Bruce disse que a equipe deve chegar nesta segunda-feira à noite, no horário local. Ela também afirmou que os EUA receberam um pedido formal de assistência do governo do país.
A viagem acontece dias após o terremoto mortal e depois que países como a China anunciaram que estão no local para apoiar os esforços de recuperação. Muitos atribuíram o atraso na chegada da equipe dos EUA ao desmantelamento da USAID pelo governo Trump.
Bruce rejeitou a noção de que o atraso se deveu aos cortes na USAID.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Equipe de agência dos EUA viaja para Mianmar após terremoto catastrófico no site CNN Brasil.