Jornalista russa morre em explosão de mina na Ucrânia

Anna Prokofieva, correspondente de guerra da emissora estatal russa Channel One, faleceu na região de Belgorod, fronteiriça com a UcrâniaReprodução/Instagram

A jornalista russa Anna Prokofieva, de 35 anos, morreu na explosão de uma mina na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. A morte foi anunciada nesta quarta-feira (26) pelo canal estatal Pervy Kanal, do qual ela era correspondente de guerra. As informações são do NY Post.

“Anna Prokofieva, correspondente de guerra do Pervy Kanal, morreu no exercício de sua profissão. Aconteceu na região de Belgorod, fronteiriça com a Ucrânia, onde a equipe de filmagem […] passou por cima de uma mina inimiga”, afirmou a emissora pública.

A jornalista fazia reportagens “na área da operação especial”, local que tem sido alvo frequente de ataques da Rússia desde o início da guerra contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Segundo o governador da região vizinha de Kursk, Alexander Khinshtein, um cinegrafista ficou ferido e está em condição grave no hospital. O Channel One afirmou que a mina terrestre foi plantada pelo exército ucraniano.

Apoiadora fervorosa de Putin

Anna Prokofieva cobria o conflito desde 2023. Ela era conhecida por seu apoio fervoroso a Vladimir Putin. Em uma publicação nas redes sociais, três dias após o início da guerra, ela declarou: “hoje quero dizer: não importa o que aconteça, eu sempre estarei ao lado dos nossos rapazes. Você pode insultar, odiar, deixar de seguir, amaldiçoar. Eu não me importo!!! Eu sou russa, sou patriota, amo meu país e sempre apoiei nossas Forças Armadas.”

Na última publicação antes de sua morte, Prokofieva postou uma selfie em frente a um veículo carbonizado, vestindo trajes militares, com a legenda: “Em algum lugar na fronteira com o país 404”, em uma referência depreciativa à Ucrânia.

Pelo menos 15 jornalistas morreram durante o exercício da profissão desde o início da ofensiva russa, segundo informações da Associated Press.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.