O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as negociações entre os Estados Unidos e a Ucrânia em Riad no domingo (23) não renderam nenhum acordo sobre o território ucraniano ocupado pela Rússia.
Ele disse a repórteres em Kiev nesta terça-feira (25) que “não houve acordos conosco sobre o território. Eles sabem que esta é uma questão sensível. Tenho falado sobre isso desde o início.”
O presidente disse que a questão de um cessar-fogo completo e a questão dos territórios ocupados seriam o ponto de discórdia mais difícil para os russos.
No sábado (22), o enviado especial dos EUA Steve Witkoff disse que o maior obstáculo para resolver a guerra da Rússia na Ucrânia é o status da Crimeia e das quatro regiões continentais ucranianas ocupadas pela Rússia.
Ele disse ao apresentador Tucker Carlson que o território se tornou “o elefante na sala” durante as negociações.
Os Estados Unidos disseram que tanto a Ucrânia quanto a Rússia concordaram com um cessar-fogo no Mar Negro — porém, o Kremlin ponderou que há várias condições que precisam ser cumpridas antes de ele ser implementado.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou em uma entrevista coletiva em Kiev que concordou em parar de usar força militar no Mar Negro. Ele destacou que a pausa entraria em vigor imediatamente.
No entanto, a declaração do Kremlin pontuou que só implementará o acordo quando as restrições a seus bancos e exportações de alimentos e fertilizantes fossem suspensas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que não há acordo sobre territórios ocupados na Ucrânia no site CNN Brasil.