Olinda e Paulista elegem prefeitos neste domingo, no segundo turno das eleições municipais


Ao todo, 535.509 pessoas estão aptas a votar nas duas cidades, que, juntas, contam com 184 seções e seis zonas eleitorais. Diretor-geral do TRE dá orientações para segundo turno das eleições 2024 em Pernambuco
Olinda e Paulista, no Grande Recife, são os municípios de Pernambuco que terão segundo turno nas eleições municipais de 2024 (veja vídeo acima). A votação acontece neste domingo (27), das 8h às 17h. Eleitores devem levar documento de identificação e estão proibidos atos de propaganda coletiva (saiba mais abaixo).
Ao todo, 535.509 pessoas estão aptas a votar nas duas cidades, que, juntas, contam com 184 seções e seis zonas eleitorais. Para facilitar o deslocamento dos eleitores, o transporte público, tanto de ônibus quanto de metrô, será de graça em toda a Região Metropolitana ao longo do dia.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Em Olinda, a disputa é travada entre os candidatos Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD). No primeiro turno, o vereador teve 38,75% dos votos válidos, enquanto a ex-secretária municipal ficou em segundo lugar, com 30,02%.
A cidade é o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com 300.296 eleitores e 102 locais de votação em três zonas eleitorais, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Já os postulantes que passaram para o segundo turno em Paulista são o ex-deputado estadual Ramos (PSDB) e Júnior Matuto (PSB), que é deputado estadual e ex-prefeito da cidade. No primeiro turno, Ramos recebeu 44,36% dos votos válidos, e Matuto, 30,66%.
Sexto maior colégio eleitoral do estado, o município conta com 235.213 moradores aptos a votar e 82 seções distribuídas em três zonas eleitorais.
O g1 terá resultados em tempo real, mapas e dados de cada zona eleitoral.
Além de Olinda e Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina têm mais de 200 mil eleitores e, por isso, podem contar com uma segunda rodada de votação. Porém, nesses quatro locais, as eleições de 2024 foram definidas já no primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro.
Regras e orientações
Urna eletrônica
Elza Fiuza/Agência Brasil
Em entrevista à TV Globo, o diretor-geral do TRE, Orson Lemos, orientou que, para participar da votação, os eleitores devem levar documento de identificação com foto. O e-Título, formato digital do título de eleitor, só pôde ser baixado até o fim da noite de sábado (26). Por isso, quem não tiver baixado o aplicativo conseguirá apresentar apenas o documento físico.
“Você pode levar uma anotação particular, o próprio panfleto do seu candidato ou candidata. Ao chegar à cabine, só vai encontrar a votação para prefeito ou prefeita, mas não esqueça na cabine, porque pode ser considerado tentativa de deixar lá [para manipular outros votos]”, explicou Orson Lemos.
O diretor-geral do órgão disse também que o esquema de segurança para coibir crimes eleitorais será concentrado nas duas cidades e contará com uso de drones.
No dia da eleição, qualquer ato de propaganda coletiva é proibido. “Você não pode panfletar. Pode votar com a roupa da sua preferência, com o candidato e o número. Mas não pode aglomerar nas esquinas. Isso é considerado crime eleitoral”, disse o diretor do TRE.
Segundo Lemos, como será necessário digitar apenas dois números na urna, o eleitor não levará mais do que 30 segundo para concluir o voto. A expectativa é que o resultado seja definido mais cedo do que na votação de 6 de outubro.
“No primeiro turno, a cidade de Olinda tinha seis pontos de transmissão [de urnas] e Paulista também tinha seis. Doze. Agora, nós pretendemos, com 35 pontos, o resultado ser antecipado. O primeiro turno saiu às 19h. E agora, quem sabe, vai ser um pouco antes. Vai depender do link do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, afirmou Orson Lemos.
Reveja o debate entre os candidatos a prefeito de Olinda
Eleições Municipais Olinda: Vinicius Castello (PT) e Mirella (PSD) fazem debate no 2º turno
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.