
Professor Felipe Paschoal destaca a importância da atualização profissional e evidências científicas. Arquivo Ceneeti.
O Centro de Excelência em Educação Especial e Terapias Integradas (CENEEETI) promoveu recentemente um treinamento essencial para todos os seus colaboradores, focado em práticas de psicomotricidade. A formação, ministrada pelo professor e supervisor Felipe Paschoal, teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o impacto positivo das atividades psicomotoras, especialmente para o público neurodivergente, e a importância de adotar abordagens baseadas em evidências científicas.
Felipe Paschoal, que tem vasta experiência na área, abordou durante o treinamento como a psicomotricidade pode ser uma ferramenta transformadora no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais de indivíduos com diferentes necessidades. O professor ressaltou que, para pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras condições, práticas como o exercício e o movimento desempenham um papel crucial na melhoria da percepção corporal, no controle das emoções e na interação social.
Professor Felipe Paschoal destaca a importância da atualização profissional e evidências científicas.
Além disso, Paschoal enfatizou a importância de basear as intervenções em evidências científicas, garantindo que as estratégias aplicadas sejam eficazes e seguras. Ele explicou que a psicomotricidade não é apenas uma ferramenta de desenvolvimento físico, mas também, uma forma de integrar o ser por completo, espaços para a expressão, a comunicação e a autonomia dos indivíduos atendidos.
Outro ponto importante abordado no treinamento foi a relevância da atualização contínua dos profissionais da área. Paschoal destacou que, em um campo tão dinâmico como o da educação especial e terapias integradas, é fundamental que os profissionais estejam sempre em busca de novos conhecimentos e práticas atualizadas. Isso garante não só a qualidade do atendimento, mas também a evolução das técnicas utilizadas, adaptando-as às necessidades específicas de cada indivíduo.
Para o CENEEETI, a realização deste treinamento reflete seu compromisso com a excelência no atendimento aos seus alunos, buscando sempre implementar metodologias inovadoras e fundamentadas em pesquisas recentes. A atualização constante dos colaboradores, portanto, não é apenas um diferencial, mas uma exigência para o desenvolvimento de práticas que realmente impactem positivamente a vida das pessoas neurodivergentes.
RESPONSÁVEIS TÉCNICAS: IZABEL MAGALHÃES /PSICÓLOGA / CRP: 02/23257. LIDIERI BARROS / MEC 3079 / PSICOPEDAGOGA -153271.