Fezes gigantes em ‘homenagem’ a eleitores de Trump aparecem no Capitólio

Cocô de bronze gigante aparece perto do Capitólioreprodução / Twitter

Uma estátua bem diferente surgiu no Capitólio (Washington, EUA) durante a quinta-feira (24): um cocô de bronze gigante em cima de uma mesa com uma placa de identificação de Nancy Pelosi.

Nancy era presidente da Câmara quando houve a invasão ao Capitólio nos EUA em janeiro de 2021 (eleitores de Trump não aceitaram resultado da eleição de Joe Biden) – e muito excremento humano espalhado pela construção. 

As fezes e a mesa de bronze são acompanhadas por uma placa na qual se lê: “Este memorial homenageia os bravos homens e mulheres que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 para saquear, urinar e defecar por aqueles corredores sagrados para anular uma eleição”.

O escrito é uma ironia aos manifestantes que invadiram o lugar – boa parte deles foi presa nos meses seguintes à invasão. 

Explicação da obra

A exposição foi batizada como “The Resolute Desk” (A Mesa Resoluta) e ficará exposta até 30 de outubro, de acordo com o Washington Post. O autor da obra comentou:

“Esta mesa representa o coração da democracia, onde decisões são tomadas, vozes são ouvidas e o futuro é moldado. Mais do que apenas um lugar para trabalhar, é um testamento dos ideais de transparência, responsabilidade e representação.”

Pode exibir obra política em público? 

Julia Jimenez-Pyzik, da entidade Civic Crafted LLC, explicou que o departamento de Parques “não considera o conteúdo da mensagem a ser apresentada” ao conceder licenças de exposição. Mike Litterst, porta-voz, acrescentou:

“Como terra federal e o principal espaço cívico da América, o National Mall fornece um fórum no qual os cidadãos podem exercer seus direitos constitucionais de expressão e reunião.”

Estão não foi nem a primeira obra política ousada das eleições nos EUA: há cerca de um mês, uma estátua gigantesca de Donald Trump totalmente pelado surgiu em Las Vegas.

Statue of an apparent bronze poop emoji on Pelosi’s desk joins DC’s memorials. A public gathering permit provided to NBC News by the National Park Service says Julia Jimenez-Pyzik of Civic Crafted LLC applied to place it there from today through Oct. 31. pic.twitter.com/PHpPETXGOM

— Pavlo 🏝️🐬 (@Pavlo_UA) October 25, 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.