
Adotar um animal é uma decisão importante para qualquer família. Antes de abrir as portas de casa para um novo amigo de quatro patas, é fundamental que tutores fiquem atentos a alguns cuidados importantes que garantem um adoção responsável e bem-sucedida.

Confira dicas para adotar um pet de maneira segura – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Cuidados pré-adoção
Antes de adotar um pet, o tutor precisa garantir a saúde do animal e a sua. A veterinária Heloísa Lenck Censi explicou ao ND Mais algumas dicas para realizar o processo de forma segura e saudável.
Segundo ela, o local onde o animal deverá ser adaptado para facilitar sua adaptação. É importante criar um ambiente confortável, seguro e fresco para o pet, deixando ele menos estressado durante a troca de ambiente.
Caso o tutor resida em um apartamento que permita a presença de pets, é fundamental considerar a instalação de telas de proteção em janelas e varandas, especialmente para garantir a segurança dos amigos felinos.
É importante também preparar locais com acesso à água e comida aos novos moradores, além de providenciar um espaço confortável, seguro e coberto para dormir. Caixas de areia ou tapetes higiênicos também são igualmente essenciais para criar um ambiente acolhedor.
Irmãos e irmãs: como adaptá-los para a nova chegada
No caso de já possuir outros animais de estimação na residência, os tutores devem assegurar que a adaptação do novo pet ocorra de forma tranquila e segura para todos.
De acordo com Heloísa, o ideal é apresentá-lo aos seus novos companheiros em um local neutro, fora da residência. Assim, é possível evitar o comportamento territorialistas dos animais que já vivem no local.

Para a socialização, leve os pets em um lugar neutro – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Na hora da socialização, a veterinária comenta a importância de dividir o carinho igualmente entre os dois pets. “Não deixe de dar atenção ao mais velho na presença do novo integrante, pelo contrário, reforce o carinho na presença do outro para que ele entenda que sua presença não é uma ameaça”, comentou.
Nos primeiros dias, é fundamental não deixar ambos sozinhos no mesmo ambiente, observando seus comportamentos e interações. Além disso, cada animal também deve ter o próprio local para comer, beber e para descanso.
Cuidados pós-adoção
Após adotar um pet, é importante priorizar os cuidados com a saúde, independente da idade. A ida em um veterinário profissional é indispensável, para poder realizar um check-up, dar início ao protocolo vacinal, vermifugação e tirar dúvidas.
Já durante o processo de socialização, é importante estabelecer um vínculo saudável com o animal, incentivando brincadeiras, carinhos e interações positivas com os cachorros ou gatos.
Interagindo gradativamente com o animal, o tutor conseguirá atingir um laço forte de amizade com seu companheiro de quatro patas.

É importante estabelecer um vínculo saudável com o seu animal de estimação – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Cuidados ao adotar um pet no fim de ano
O fim de ano é uma ótima época para adotar um pet. Mas, é importante lembrar que com a chegada das festas, o barulho que algumas comemorações fazem podem acabar incomodando os animais de estimação, especialmente os que foram adotados recentemente.
“Crie um ambiente seguro, de preferência um local onde ele já esteja habituado, com seus pertences. Priorize locais mais fechados nestas datas (cuidado com o calor) na tentativa de ”abafar” o barulho dos fogos, você pode também colocar músicas relaxantes ou manter a TV ligada”, comentou a veterinária.
É possível também utilizar outras opções para auxiliar no relaxamento do seu pet, como feromônios sintéticos disponíveis em difusores ou sprays, sempre consultando o veterinário antes de aplicar.
Também é fundamental que o pet esteja com uma coleira com identificação ou microchip, para ser identificado em uma eventual fuga, motivada pelo barulho dos fogos no fim de ano.
“Outro cuidado muito importante é com a alimentação neste período de festividades. Todos os integrantes da família e convidados devem estar cientes do alimentos proibidos para o seu pet”, comentou Heloísa.
Pensando em adotar um pet? Confira algumas opções em Blumenau
Após ter tomado todos os cuidados para adotar um pet, chegou a sonhada hora de procurar o que mais combina com você.
Para os moradores de Blumenau e região, o CEPREAD (Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos), tem diversos animais esperando um lar.
Recentemente, alguns dos pets que estão para a adoção no local participaram de um ensaio no clima do Natal.
A iniciativa tem como principal objetivo buscar o espírito natalino das pessoas que desejam fazer a felicidade desses animais e adotar um pet.
Como adotar um pet?
Para realizar a adoção responsável de algum (ou mais de um) desses pets, é preciso entrar em contato através do telefone (47) 3381-6296 ou por WhatsApp (47) 99169-6343.