Teatro Nacional Claudio Santoro avança na primeira etapa de restauração com foco em acessibilidade

Teatro Nacional Claudio Santoro avança na primeira etapa de restauração com foco em acessibilidadeRedação GPS

Com as portas fechadas desde o ano de 2014 para ajustes relacionadas a normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade, o Teatro Nacional Claudio Santoro está em processo de restauração e modernização. A obra, contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), foi dividida em quatro etapas devido à complexidade do projeto.

A primeira etapa, iniciada em dezembro de 2022, tem como foco a reforma da Sala Martins Pena e de seu foyer, além de melhorias em infraestrutura predial, como sistemas elétricos, hidráulicos e de climatização. Também estão sendo realizadas atualizações tecnológicas e de segurança das estruturas e mecanismos cênicos, atendendo aos requisitos de acessibilidade e preservação patrimonial definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Desafio é a palavra certa para definir essa obra. O teatro foi fechado por questões de segurança e pela falta de acessibilidade. Buscamos um equilíbrio entre atender às normas de segurança e preservar a originalidade do patrimônio”, afirmou Daiana de Andrade, engenheira da Novacap e fiscal da obra.

Entre os avanços previstos na primeira etapa estão a instalação de reservatórios de incêndio, sistemas de ar condicionado e exaustão, além da sala de geradores. “Esse primeiro foco é a Sala Martins Pena e o foyer, mas também executamos serviços que darão suporte às próximas etapas da obra”, explicou a engenheira.

Investimento

A primeira etapa conta com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF). A reforma completa abrangerá ainda as salas Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, o Espaço Dercy Gonçalves, o anexo e uma etapa complementar dedicada à aquisição e instalação de elevadores de palco.

O Teatro Nacional Claudio Santoro foi projetado por Oscar Niemeyer em 1958 como parte dos equipamentos culturais da nova capital federal. O espaço recebeu o nome atual em 1989, em homenagem ao maestro e compositor Claudio Santoro, fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

As salas do teatro homenageiam personalidades como Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Martins Pena e Dercy Gonçalves. Ao longo de sua história, o espaço foi palco de apresentações de grandes nomes da música, dança e teatro, como Mercedes Sosa, Balé Bolshoi, Fernanda Montenegro, Dulcina de Moraes, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Com informações da Agência Brasília

The post Teatro Nacional Claudio Santoro avança na primeira etapa de restauração com foco em acessibilidade first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.