Trump ameaça Brics com tarifas de 100% por possível moeda alternativa ao dólar

Donald Trump ALLISON ROBBERT

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, fez uma declaração forte neste sábado (30). Ele exigiu que os países do Brics não criem uma moeda própria ou apoiem outra divisa para substituir o dólar. Caso contrário, ameaçou impor tarifas de 100% sobre os produtos desses países.

Em sua rede social Truth Social, Trump afirmou que esses países devem se comprometer a não desafiar o dólar, ou enfrentarão restrições comerciais severas. “Eles devem se comprometer ou dar adeus às vendas para a nossa economia”, declarou. Ele também ironizou os Brics, dizendo que o bloco pode “procurar outro otário” caso insista na ideia.

Brasil defende alternativa ao dólar no Brics

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já defendeu a criação de mecanismos para que os países do Brics façam transações sem depender do dólar. Durante uma reunião do bloco na Rússia, ele reforçou a importância de meios alternativos de pagamento entre os membros.

O Brics, que agora tem dez países, inclui além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, novos membros como Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O Brasil, que assume a presidência do bloco em 2025, pretende acelerar a proposta de transações em moedas locais e fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.