Trump ordena mudança na gestão de água da Califórnia para combater fogo

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou no domingo (26) que o governo federal anulasse as práticas de gestão de água do estado da Califórnia para reforçar os esforços de combate a incêndios.

A ordem executiva veio dois dias depois de Trump visitar a região de Los Angeles, devastada por uma série de incêndios florestais.

O republicano alegou que o governador democrata, Gavin Newsom, e outras autoridades se recusaram a fornecer água da parte norte do estado para combater os incêndios.

Sua ordem orienta o U.S. Bureau of Reclamation a fornecer mais água e energia hidrelétrica por meio do Central Valley Project, uma rede de represas, canais e outras infraestruturas, mesmo que isso entre em conflito com leis estaduais ou locais.

A porta-voz de Newsom, Tara Gallegos, declarou que isso não faria diferença em seus esforços de combate a incêndios, já que a região de Los Angeles obtém a maior parte de sua água de outras fontes e não tem escassez.

Alguns hidrantes na área de Los Angeles secaram durante o pico dos incêndios florestais, mas autoridades locais dizem que é porque eles não foram projetados para lidar com um desastre tão grande.

“Trump não tem conhecimento de como a água é armazenada na Califórnia ou está enganando o público deliberadamente”, exclamou Gallegos. “Não há torneira imaginária para magicamente fazer a água aparecer em um incêndio florestal, apesar do que o presidente alega.”

A ordem do republicano também orienta o escritório de orçamento da Casa Branca a ver se pode anexar condições à ajuda federal ao estado para garantir a cooperação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump ordena mudança na gestão de água da Califórnia para combater fogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.