Fantástico revela cartas inéditas de Eunice Paiva descobertas recentemente pelos filhos


Melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz: o Brasil vibrou com as três indicações ao Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’, filme original Globoplay. Melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz: o Brasil vibrou com as três indicações ao Oscar de “Ainda Estou Aqui”, filme original Globoplay. A cerimônia vai acontecer no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O livro “Ainda Estou Aqui”, escrito pelo jornalista Marcelo Rubens Paiva, conta a história da mãe dele, Eunice, que teve o marido, Rubens Paiva, levado de casa em 1971 por agentes a serviço da ditadura militar. Só depois de 25 anos a família conseguiu uma certidão de óbito, ainda assim, sem constar a causa da morte.
A repórter Renata Ceribelli conversou com Marcelo e com a empresária Ana Lúcia Paiva, uma das irmãs dele. Eles contaram histórias sobre a mãe que não entraram no filme e revelaram cartas inéditas de Eunice Paiva – registros recém-descobertos pela família. Veja trechos da entrevista:
Renata Ceribelli, repórter: Junto com as indicações ao Oscar, essa semana veio também a notícia da correção da certidão de óbito do Rubens Paiva. O Estado assume uma morte violenta, causada por perseguição política na ditadura militar.
Marcelo Rubens Paiva: Essa correção tem um duplo sentido para mim e acho que para família também. Ela é justa, é um gesto patriótico. Precisou do filme para o Estado brasileiro, para a sociedade brasileira, depois de 53 anos reconhecer? É uma coisa contraditória para a gente.
Repórter: Como começou a história do livro?
Marcelo: Minha vida com a nossa família merecia um livro. Eu passei a escrever um livro que minha mãe deveria ter escrito e não escreveu porque ela estava começando com Alzheimer.
A empresária Ana Lúcia Paiva e Marcelo Rubens Paiva
Fantástico/ Reprodução
O livro foi lançado em 2015. E quando o diretor Walter Salles leu, procurou o Marcelo para propor a adaptação para o cinema. Marcelo e Ana Lúcia contam detalhes da história que estão no livro, mas não estão no filme.
Recentemente, a família encontrou cartas que Eunice trocava com as amigas de famílias exiladas na época da ditadura. Elas moravam fora do país. Marcelo e Ana Lúcia mostraram as cartas.
Oscar 2025: confira a lista completa de indicados
Oscar
Marcelo e com Ana Lúcia falam sobre a expectativa para o Oscar.
“O Almodóvar falou que foi um dos melhores filmes que ele viu na vida. Eu não sei se era um segredo isso”, conta Marcelo.
Neste domingo (26), Fernanda Torres ganhou mais um prêmio de melhor atriz em filme de drama, no Satellite Awards, uma premiação entregue pela Associação de Jornalistas de Entretenimento. Essa é a 25ª premiação do filme.
A indicação de “Ainda Estou Aqui” na categoria de melhor filme é inédita para o cinema brasileiro e surpreendeu muita gente – até os indicados.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.