Juiz diz que vai bloquear ordem de Trump que acaba com cidadania por nascimento

Um juiz federal dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira (23) que vai emitir uma ordem de restrição temporária para bloquear a ordem executiva do presidente Donald Trump que encerra a cidadania por direito de nascimento.

O juiz John Coughenour, nomeado pelo ex-presidente Ronald Reagan, atua em Seattle. Ele chamou a ordem de Trump de “flagrantemente inconstitucional”.

Coughenour atendeu ao pedido do procurador-geral de Washington, Nick Brown, e de outros três estados liderados pelos democratas para a ordem de emergência que interrompe a implementação da política pelos próximos 14 dias.

“Estou no tribunal há mais de quatro décadas, não consigo me lembrar de outro caso em que a questão apresentada fosse tão clara”, disse Coughenour.

“Onde estavam os advogados” quando a decisão de assinar a ordem executiva foi tomada?”, perguntou o juiz. Ele disse que “o deixou perplexo” que um membro da ordem alegasse que a ordem era constitucional.

Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juiz diz que vai bloquear ordem de Trump que acaba com cidadania por nascimento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.