Rondonienses podem sacar Bolsa Família sem esperar pelo calendário


Pagamento para mais de 135 mil de famílias de Rondônia foi unificado. Medida foi adotada como uma forma de diminuir os impactos causados pela seca severa que atingiu a região Norte. Bolsa Família
Luis Lima Jr/FotoArena/Estadão Conteúdo
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) unificou o pagamento do Bolsa Família para mais de 135 mil de famílias de Rondônia. Com a medida, os beneficiários podem sacar os valores disponíveis desde a primeira remessa de pagamento, sem precisar esperar a data definida com base no último digito do Número de Identificação Social (NIS).
A Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos de janeiro do Bolsa Família 2025 na segunda-feira (20). Ou seja, desde essa data, os rondonienses já podem sacar o benefício.
A medida de unificar os pagamentos foi adotada como uma forma de diminuir os impactos causados pela seca severa que atingiu a região Norte em 2024, quando o rio Madeira chegou ao menor nível já observado na história: 19 centímetros.
A estiagem deixou família sem renda, sobretudo aquelas que tiravam o sustendo do rio. Pescadores, por exemplo, viram os peixes desaparecerem, assim como a água do rio. Trabalhadores do Porto de Cargas da Capital de Rondônia passaram dois meses sem serviço, depois que precisaram paralisar as operações pela primeira vez na história por causa do nível do rio.
O pagamento unificado abrangerá 652 municípios em todo o país, que estejam em estado de emergência ou calamidade pública. Em Rondônia, o repasse é de R$ 91,75 milhões, para os 52 municípios. A medida é válida por dois meses, podendo ser prorrogada.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.