Casa Branca avalia receber condenados por ataque do Capitólio, dizem fontes

Autoridades do governo Trump tiveram discussões sobre convidar algumas das pessoas condenados pela invasão do Capitólio, a sede do Congresso dos EUA, para a Casa Branca para uma possível visita e reunião com o presidente, disseram duas fontes familiarizadas com as discussões à CNN.

Ainda assim, nenhuma visita do tipo foi agendada, ressaltaram as fontes, acrescentando que isso ainda está sob consideração e não está claro quem seria convidado.

Trump perdoou na segunda-feira (20) mais de 1.000 pessoas acusadas no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA e comutou as sentenças dos líderes dos grupos Proud Boys e Oath Keepers.

“Esses são os reféns”, afirmou Trump do Salão Oval da Casa Branca, referindo-se aos réus condenados. “Aproximadamente 1.500 para um perdão — perdão total”, adicionou.

As comutações cobrem as sentenças de 14 integrantes dos Oath Keepers e Proud Boys que foram condenados ou acusados ​​de conspiração sediciosa.

Nos últimos anos, Trump teve contato com ativistas que faziam campanha pela libertação dos invasores do Capitólio, ao mesmo tempo em que prometia perdoá-los no primeiro dia de sua nova administração.

No início deste mês, o republicano falou diretamente com a mãe de Ashli ​​Babbitt, que foi morta no Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Micki Witthoeft se tornou uma figura fundamental no movimento de 6 de janeiro. Durante o telefonema, Trump organizou para que Witthoeft e outro ativista recebessem ingressos para a cerimônia de posse.

*Donie O’Sullivan, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca avalia receber condenados por ataque do Capitólio, dizem fontes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.