VÍDEO: Confrontos entre ambulantes e seguranças da ViaMobilidade assustam passageiros da Linha 8-Diamante em SP


Ambulantes usam porretes para encurralar agentes e evitar apreensão de produtos. Empresa lamenta intimidações e disse que cumpre decreto que proíbe comércio ilegal nos trens. Confrontos entre ambulantes e seguranças da ViaMobilidade assustam passageiros em SP
O combate ao comércio ilegal dentro dos trens da ViaMobilidade em São Paulo tem escalado para a violência e assustado os passageiros da Linha 8-Diamante.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que os ambulantes têm usado pedaços de pau para encurralar os seguranças da linha dentro dos trens e evitar apreensão de produtos.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo relatos ouvidos de passageiros, os ambulantes têm andado em grupos e revezado a venda de produtos nos trens. Quando são flagrados pelos agentes da ViaMobilidade, reagem às apreensões com violência (veja vídeo acima).
Um dos episódios aconteceu no dia 16 de janeiro, quando um grupo de vendedores ambulantes armados com pedaços de madeiras, vidros e pedras agrediu agentes de atendimento e segurança (AASs) na Estação Imperatriz Leopoldina.
Ambulantes usam porretes contra agentes de Segurança da ViaMobilidade na Linha 8-Diamante.
Reprodução/Redes Sociais
Os agentes de segurança da ViaMobilidade foram encurralados dentro do trem e os passageiros que circulavam pelo local às 13h30 presenciaram todo o confronto.
Nesse episódio, um dos agentes da concessionária foi ferido e encaminhado ao pronto socorro. Ele passou por exames e foi liberado em seguida. A empresa registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia do Metropolitano de São Paulo (Delpom).
Em outro vídeo, os marreteiros exigem dentro dos trens as madeiras usadas nas agressões contra os agentes de segurança da empresa e fazem ameaças: “Linha 8 hoje, guerra com os guardas. Já tomaram um cacete hoje e vai levar outro”.
De acordo com apuração da TV Globo, os ambulantes têm se juntado porque, quando são pegos vendendo material dentro dos trens, eles narram que têm sido tratados com truculência pelas equipes de segurança da empresa, principalmente no trecho entre as cidades de Itapevi e Osasco.
O que diz a Via Mobilidade
Por meio de nota, a ViaMobilidade “lamentou que os agentes de atendimento e segurança sejam ameaçados e agredidos enquanto exercem suas funções que visam prezar pela segurança e pelo bem-estar dos passageiros, além do bom funcionamento da operação”.
“Vale ressaltar que, de acordo com o decreto nº 1.832/1996, o comércio irregular dentro dos trens ou dependências das estações é proibido. Para coibir a prática ilegal, a concessionária conta com estratégias que incluem a fiscalização e ação de presença de AASs nos trens e estações”, disse.
A empresa acrescentou ainda que “as campanhas de conscientização, por meio de avisos sonoros e comunicação dentro dos trens, têm também um papel importante para orientar os clientes a não comprarem os produtos oferecidos pelos ambulantes, uma vez que prejudicam a operação, conforto e segurança dos próprios passageiros”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.