Incêndios de Los Angeles podem contaminar sistemas de água potável

À medida que as ordens de retirada são suspensas, a água potável deve ser a principal preocupação dos moradores que podem retornar para suas casas.

Muitas pessoas não percebem até que ponto os sistemas de água potável de suas comunidades podem ter sido danificados pelo fogo, como sua água é afetada e o que podem fazer a respeito.

Os sistemas de abastecimento não são projetados para combater incêndios florestais. Quando a água se esgota, o sistema fica vulnerável à contaminação química.

A contaminação da água potável também pode vir do ar e de danos à infraestrutura do sistema de água.

O calor pode derreter parcialmente canos de plástico e hidrômetros, liberando produtos químicos; a fumaça pode ser sugada para os sistemas de água; e rupturas na infraestrutura podem introduzir contaminação.

Análise feita por engenheiro ambiental Andrew J. Whelton.

Incêndios mais destrutivos da história

Os incêndios de Eaton e Palisades são o primeiro e o segundo mais destrutivos na história do sul da Califórnia. “O Palisades sozinho é do tamanho de Manhattan; imagine os detritos”, mencionou McIlreavy.

A limpeza de resíduos perigosos sozinha pode levar de três a seis meses, afirmou uma fonte à CNN.

E este é apenas o primeiro passo antes que os proprietários e funcionários do governo possam retornar às propriedades para começar a limpar detritos não perigosos, o que pode levar muitos meses para terminar.

Cerca de 500 funcionários da Agência de Proteção Ambiental trabalharão com o estado para começar a limpar perigos como cilindros de gás comprimido, solventes de tinta, pesticidas, fertilizantes e munição, anunciou o administrador regional da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA na sigla em inglês), Robert Fenton Jr., na quarta-feira (15).

A EPA trabalhará com a polícia para descartar com segurança grandes baterias de íons de lítio destruídas no incêndio, como aquelas em veículos elétricos e bancos de energia residenciais que armazenam energia de painéis solares. Uma vez danificadas, elas representam um grande risco à segurança.

“Esta será uma das maiores limpezas em relação às baterias de íons de lítio”, falou o funcionário da agência.

Elas precisam ser tratadas como munições não detonadas devido à sua volatilidade. Baterias danificadas por fogo ou água salgada podem explodir e levar muito tempo para apagar devido à reação em cadeia persistente dentro delas – algo que também faz com que ocasionalmente reacendam.

As autoridades trabalham “rapidamente” para concluir sua primeira fase de remoção de detritos perigosos para que as famílias possam retornar às propriedades o mais rápido possível, ressaltou a Secretária da Agência de Proteção Ambiental da Califórnia, Yana Garcia.

“Estamos cientes do desejo das pessoas de voltarem às suas casas”, falou Garcia à CNN.

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios de Los Angeles podem contaminar sistemas de água potável no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.