Gabinete do futuro governo de Trump está completo; veja nomes escolhidos

O anúncio mais importante foi o do milionário investidor Scott Bessent, escolhido para comandar o Tesouro. Trump completa indicações de futuros secretários
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite da última sexta-feira (22) quem vai ficar responsável por diversas áreas do próximo governo, como tesouro, segurança nacional e trabalho.
Com os novos nomes, o primeiro escalão do futuro governo de Trump está completo. A nomeação, contudo, precisa de confirmação do Senado.
Entre os destaques, está o ex-jogador da NFL Scott Turner, que assumirá o comando da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, e a médica e comentarista da Fox News, Janette Nesheiwat, nomeada para o cargo de cirurgiã-geral.
O anúncio mais importante foi o do milionário investidor Scott Bessent, escolhido para comandar o Tesouro.
Bessent já estava entre os nomes cotados para o cargo e mostra que irá atuar em prol de reformas fiscais e desregulamentação no país.
“Estou muito satisfeito em nomear Scott Bessent para servir como 79º secretário do Tesouro dos Estados Unidos”, disse Trump em anúncio divulgado na sua rede social, a Truth Social. “Scott é amplamente respeitado como um dos principais investidores internacionais e estrategistas geopolíticos e econômicos do mundo.”
A regulamentação econômica também ficará sob responsabilidade de Russ Vought, escolhido para o cargo de diretor do Escritório de Gestão e Orçamento. Ele comandará pela segunda vez a agência (OMB), que ajuda a decidir as prioridades políticas do presidente e como financiá-las.
A enxurrada de novos nomes veio um dia depois que a principal escolha do republicano para procurador-geral, Matt Gaetz, se retirou e uma nova escolha, Pam Bondi, foi feita.
Para o posto de vice-conselheiro da segurança nacional, o republicano optou por Alex Wong. Wong foi ex-funcionário do Departamento de Estado e atuou como representante especial adjunto para a Coreia do Norte durante o primeiro mandato de Trump.
Outro nome que também vem do primeiro mandato é o de Scott Turner. O ex-jogador da NFL será o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Ele foi o primeiro diretor executivo do Conselho de Oportunidades e Revitalização da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.
Já para a secretaria do Trabalho, Trump escolheu a congressista do Oregon, Lori Chavez-DeRemer, e segundo o presidente eleito, tem a missão de “construir a força de trabalho dos EUA e apoiar os americanos”.
Na saúde pública, o segundo principal cargo, de cirurgia geral, ficará com a médica da família Trump e comentarista da Fox News, Janette Nesheiwat.
“A Dra. Nesheiwat é uma defensora feroz e uma forte comunicadora da medicina preventiva e da saúde pública”, disse Trump em uma declaração. “Ela está comprometida em garantir que os americanos tenham acesso a cuidados de saúde acessíveis e de qualidade, e acredita em capacitar os indivíduos a assumir o controle de sua saúde para viver vidas mais longas e saudáveis.”
Dave Weldon, por sua vez, deve assumir a direção do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O ex-deputado e médico comandará o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência de grande alcance com um orçamento de 17,3 bilhões de dólares.
A FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, será chefiada por Martin Makary, cirurgião e escritor. A agência é o regulador de medicamentos mais influente do mundo e tem um orçamento superior a 7 bilhões de dólares.
LEIA TAMBÉM
Plano de deportação em massa de Trump esbarra em desafios logísticos e éticos
Trump escolhe defensor da separação de famílias ilegais nos EUA como ‘czar da fronteira’
Vitória de Trump vai ter impactos em um mundo repleto de desafios, dizem analistas políticos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.