Grupo faz protesto contra G20 e Israel na porta de hotel de Lula

Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) participa de reunião com secretário da ONUValter Campanato/Agência Brasil

Manifestantes se reuniram na manhã deste sábado (16) em frente ao hotel Fairmont, onde está hospedado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um protesto contra a realização do G20 e contra a atuação de Israel no território palestino. A manifestação acontece a poucos metros do Forte de Copacabana, onde o presidente se reúne Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

“Essa movimentação contra o G20 parte de uma ideia de que acredita-se que esses 19 países, mais a União Europeia e a União Africana, não têm legitimidade para ditar as políticas do mundo, voltadas para o meio ambiente e que financiam guerras e o petróleo”, diz a comunicadora Carolina Vaz, que faz parte da organização do evento, ao O Globo.

Lula deixou o hotel por volta das 10h15, e partiu em direção ao encontro com Guterres, marcado para as 10h30. Esta será a primeira reunião bilateral que o presidente fará em preparação para o encontro da Cúpula de Líderes do G20, que começa na próxima segunda (18).

A agenda de Lula para este sábado também inclui o encerramento do G20 Social, iniciativa inédita cujo objetivo é ampliar a participação da sociedade civil na cúpula, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), na Glória.

G20

O Grupo dos Vinte (G20) é a principal aliança de cooperação econômica internacional. É composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.

Os membros do G20 representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta.

A cúpula do G20, que reunirá os chefes de Estado das principais economias do mundo no Rio de Janeiro, será nos dias 18 e 19 de novembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.