Partido de Trudeau escolherá novo líder para concorrer nas eleições canadenses

O Partido Liberal do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse na quinta-feira (9) que escolherá um novo líder no dia 9 de março antes das eleições de 2025. Pesquisas mostram o partido em uma posição muito fraca.

O primeiro-ministro anunciou na segunda-feira (6) que deixará o cargo nos próximos meses após nove anos no poder, cedendo à pressão de legisladores alarmados com o péssimo desempenho do partido nas pesquisas pré-eleitorais.

Trudeau disse que permaneceria como primeiro-ministro e líder liberal até que o partido escolhesse um novo chefe.

“Após um processo nacional robusto e seguro, o Partido Liberal do Canadá escolherá um novo líder em 9 de março e estará pronto para lutar e vencer a eleição de 2025”, disse o partido em um comunicado.

O Conselho Nacional de Diretores do partido se reuniu formalmente na quinta-feira (9) à noite para discutir e esboçar as regras iniciais da próxima corrida pela liderança.

A votação da liderança será concluída no dia 9 de março e um novo líder será anunciado na mesma data, anunciou o partido.

A data limite para se tornar um Liberal registrado e ser elegível para votar na corrida pela liderança será 27 de janeiro, de acordo com o Partido Liberal.

A taxa de entrada para um candidato se juntar à corrida pela liderança será de 350 mil dólares canadenses (aproximadamente R$ 1.466.402,00), acrescentou o partido.

O Globe and Mail relatou na quinta-feira (9) que a ex-ministra das finanças Chrystia Freeland e o ex-banqueiro central Mark Carney estavam prontos para buscar a liderança do Partido Liberal. Enquanto isso, a ministra das Relações Exteriores Melanie Joly e o ministro da Inovação François-Philippe Champagne permaneceram incertos sobre se deveriam se juntar à corrida.

Trudeau anunciou na segunda-feira (6) que o parlamento seria prorrogado, ou suspenso, até 24 de março. Isso significava que uma eleição era improvável antes de maio, então Trudeau deveria permanecer no comando – pelo menos inicialmente – de lidar com a ameaça de tarifas paralisantes quando o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assumir o cargo em 20 de janeiro.

Trump criticou Trudeau, que por sua vez criticou as tarifas propostas pelo presidente eleito, com o canadense dizendo que elas prejudicariam ambas as nações.

Trump também se referiu ao Canadá como um estado dos EUA, com Trudeau dizendo que não havia nenhuma chance de que o Canadá se tornasse parte dos Estados Unidos.

A próxima eleição canadense deve ser realizada até 20 de outubro e as pesquisas mostram que os eleitores – irritados com os altos preços e a escassez de moradias acessíveis – estão prontos para eleger os conservadores da oposição e dar aos liberais uma derrota retumbante, não importa quem lidere o partido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Partido de Trudeau escolherá novo líder para concorrer nas eleições canadenses no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.