Maduro nomeia ex-prisioneiro dos EUA como ministro da Indústria

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira (18) que o empresário Alex Saab será o novo ministro da Indústria e Produção Nacional, em substituição de Pedro Tellechea, que tornou pública a sua demissão em uma publicação no X.

Saab, um aliado próximo de Maduro, foi libertado pelo governo dos Estados Unidos em 2023 após passar dois anos detido sob a acusação de conspiração para cometer lavagem de dinheiro. Em troca, a Venezuela libertou 10 americanos detidos por diversos motivos no país.

 

 

“Tenho a certeza que, com a sua grande capacidade de gestão e compromisso com o nosso povo, promoverá o desenvolvimento de todo o sistema industrial da Venezuela, no âmbito do processo de construção do novo modelo econômico. Todo o apoio à imensa tarefa que tem de cumprir”, disse Maduro sobre Saab em uma publicação nas redes sociais.

Saab chega a cargos públicos como um empresário colombiano com cidadania venezuelana. Não é o primeiro caso. No final de agosto, o Governo da Venezuela nomeou também Leticia Gómez Hernández, nascida em Cuba e naturalizada venezuelana, como Ministra do Turismo.

A lei venezuelana estabelece que, para ocupar o cargo, os candidatos devem ser venezuelanos.

Saab substitui Pedro Tellechea, que Maduro transferiu do Ministério do Petróleo para o Ministério da Indústria em agosto, como parte de uma grande mudança no gabinete após uma contestada eleição presidencial.

A mudança no gabinete incluiu a liderança dos ministérios do petróleo e das finanças, além do comando da empresa estatal de energia PDVSA.

Em uma mensagem que publicou nesta sexta-feira na rede social X, Tellechea agradeceu a oportunidade de ter ocupado o cargo até agora. Ele explicou que sua demissão foi devido a problemas de saúde.

Com informações da Reuters. 

Eleição na Venezuela teve urna eletrônica e voto impresso; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maduro nomeia ex-prisioneiro dos EUA como ministro da Indústria no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.