“Precisamos aceitar os resultados”, diz Kamala em discurso após derrota

Em discurso realizado no início da tarde desta quarta-feira (6), a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reconheceu a derrota na eleição para a Casa Branca e afirmou que “é preciso aceitar os resultados”.

“Sei que as pessoas estão sentindo uma série de emoções agora, mas precisamos aceitar os resultados desta eleição”, afirmou Kamala.

Em seu pronunciamento, a candidata democrata afirmou que pretende auxiliar no processo de transição de entre os governos de Joe Biden e Donald Trump –que toma posse em janeiro do ano que vem.

“Mais cedo eu conversei com o presidente eleito Donald Trump e o parabenizei pela sua vitória. Eu também o disse que nós vamos ajudá-lo e à sua equipe com a sua transição de governo e vamos nos engajar em uma pacífica transferência de poder.”

Para Kamala, “um princípio fundamental da democracia americana” é o reconhecimento das derrotas eleitorais. “Quando perdemos uma eleição, aceitamos os resultados. Este princípio, assim como qualquer outro, distingue a democracia da monarquia ou da tirania. E qualquer um que busca a confiança do público deve honrar esse princípio.”

A vice-presidente afirmou que, mesmo com a derrota, “não irá desistir”. “Nunca vamos desistir da luta pela nossa democracia, pelo Estado de Direito, pela justiça igualitária e pela ideia sagrada de que cada um de nós, não importa quem somos ou de onde viemos, temos liberdades fundamentais e liberdades que devem ser respeitadas e apoiadas.”

“A luta pela liberdade vai exigir muito trabalho. Mas, como eu digo sempre: nós gostamos de trabalho duro. O trabalho duro é um bom trabalho, que pode trazer alegria. E a luta pelo nosso país sempre vale a pena”, acrescentou.

A vice-presidente agradeceu ao presidente Joe Biden e a Tim Walz, que é governador de Mionnesota e foi vice na chapa de Kamala.

“Estou muito orgulhosa da corrida que fizemos e da forma como concorremos durante 107 dias desta campanha. Nós tivemos o propósito de criar a comunidade e criar coalizões, unindo pessoas de todas as origens, unidas pelo amor a seu país, com entusiasmo e alegria em nossa luta pelo futuro da América.”

Discurso de Trump

Ainda durante a madrugada desta quarta (pelo horário de Brasília), Trump fez um discurso proclamando sua vitória. Ele falou em unir o país e prometeu acabar com as guerras que estão ocorrendo no mundo.

“É o momento de deixar as divisões dos últimos quatro anos para trás. É hora de nos unirmos. Nós vamos tentar, nós temos que tentar. E vai acontecer. O sucesso nos unirá”, disse Trump.

O republicano disse que “já viu isso acontecer” durante seu primeiro mandato. “À medida que nós ganhamos mais sucesso, as pessoas começaram a se unir. O sucesso irá nos unir.”

No discurso, o republicano também falou sobre conflitos mundiais em curso. “Disseram que eu começaria uma guerra. Mas eu não vou começar nenhuma guerra. Eu vou por fim a guerras.”

EUA: Trump é o segundo presidente a vencer mandatos não consecutivos

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Precisamos aceitar os resultados”, diz Kamala em discurso após derrota no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.