Queda de aeronave, agressão em creche e adolescente enterrada em sítio: relembre o que mais repercutiu em 2024 nas regiões de Rio Preto e Araçatuba


Neste último dia do ano, relembre os casos que mais repercutiram no ano. O ano de 2024 foi marcado por queda de aeronave em Birigui (SP), agressões cometidas por professora a crianças em creche de São José do Rio Preto (SP) e por encontro do corpo de uma adolescente enterrada em um sítio em Nova Granada (SP). Relembre as principais notícias deste ano na região noroeste paulista.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Hacker impede estupro de adolescente
Parte da conversa do suspeito “Barbey” dizendo que ia estuprar a vítima
Arquivo pessoal
Em março, a estudante de engenharia de software Vitória Okida, de 24 anos, moradora de Araçatuba (SP), usou a experiência e os conhecimentos em segurança digital para impedir que uma adolescente de 15 anos, moradora de São Paulo (SP), fosse abusada sexualmente. A hacker ainda auxiliou a polícia na localização e prisão do suspeito.
Na ocasião, a jovem começou a monitorar uma conversa entre o suspeito e a adolescente pela plataforma de conversas Discord. Ao suspeitar do crime, comunicou as autoridades e familiares da vítima.
O investigado atuava com um usuário do sistema usando o nome de Barbey e, durante um diálogo com outros membros, disse que pretendia estuprar a adolescente (veja abaixo). Em outro momento, o suspeito também afirmou que iria levar uma lâmina para o encontro e passar no pescoço da vítima.
Parte da conversa onde o “Barbey” diz que irá levar uma lâmina para cortar o pescoço da vítima
Arquivo pessoal
Ao g1, a tia da adolescente comentou que, antes do ocorrido, não tinha noção dos perigos do uso indiscriminado da internet por menores de 18 anos.
“Eu não tinha conhecimento de quão perigoso era. Foi um baque muito grande para toda a família e ficamos desconcertados. Foi debaixo do nosso nariz que isso ocorreu”, disse.
Jovem morre horas após dar à luz em hospital de Catanduva
Larissa Gabrieli dos Reis, de 24 anos que morreu em Catanduva (SP) por uma parada cardiorrespiratória causada por medicamentos
Arquivo Pessoal
A Polícia Civil investiga a morte de uma jovem de 24 anos horas após dar à luz no Hospital Padre Albino, em Catanduva (SP). De acordo com o boletim de ocorrência, Larissa Gabrielli dos Reis sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada de 30 de abril.
A cesárea estava agendada para às 13h do dia anterior. À polícia, o médico que acompanhou o pré-natal informou que ela e o menino estavam “em condições normais” pós-parto. Ele foi acionado pelo hospital durante a madrugada e, ao chegar na unidade, a jovem já estava morta.
Na ocasião, o médico afirma que, ao verificar o local de descarte de medicamentos ministrados aos pacientes notou que havia uma ampola que, segundo ele, não pertencia ao setor da maternidade e que não poderia ser ministrada durante o período pós-parto, mas não soube afirmar se o medicamento foi dado a Larissa. A enfermeira que estava responsável pela jovem durante o plantão prestou depoimento na delegacia.
Recentemente, o g1 fez contato com o delegado responsável pelas investigações, Amauri César Pelarin, que informou que o inquérito segue em andamento.
Jovem morre atropelada em bicicleta elétrica
Ana Laura Silva de Carvalho morreu ao ser atropelada em Santa Fé do Sul (SP)
Reprodução/Instagram
Uma jovem, de 18 anos, em uma bicicleta elétrica, morreu após ser atropelada por um motociclista a caminho do trabalho, em Santa Fé do Sul (SP). O acidente ocorreu em 23 de maio, na Avenida Conselheiro Antônio Prado (assista abaixo). O motociclista suspeito de atropelar Ana Laura Silva de Carvalho fugiu do local, mas foi preso pouco tempo depois.
Vídeo mostra momento em que jovem é atropelada por motociclistas em Santa Fé do Sul
O outro motociclista, que inicialmente se chocou com a jovem, também prestou declarações, passou por atendimento médico e foi liberado.
Ana trabalhava no departamento de recursos humanos da prefeitura. À época, Andreza Silva, mãe da jovem, falou sobre a dor da perda e o desejo de justiça.
“Desde o momento que foram me buscar no meu serviço pra falar que ela tinha sofrido um acidente, eu já senti no meu coração que não era coisa boa. Não passou morte na minha cabeça, mas eu sabia que era grave”, disse Andreza.
Ana Laura Silva de Carvalho junto com a mãe Andreza Silva em Santa Fé do Sul(SP)
Reprodução / Rede Social
Motorista de caminhonete foge após atropelar motociclista
Cleison dos Santos Filho morreu ao ser atingido por uma caminhonete em Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Em junho, um motociclista de 35 anos morreu atropelado por uma caminhonete na Avenida Ernani Pires Domingues, em São José do Rio Preto (SP). O motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima. A mulher, que também estava na caminhonete, foi deixada por ele na via. Ela disse aos policiais que o suspeito ingeriu bebida alcoólica. Dois dias após o atropelamento, o condutor do veículo se apresentou à polícia e disse que não viu o piloto. Ele responde pelo crime em liberdade. Cleison dos Santos Fialho foi enterrado no estado do Ceará.
Criança tem crânio amassado em acidente
Criança teve crânio amassado após ser atropelada em Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Em 6 de julho, uma menina de três anos que foi intubada, quebrou a perna, teve o crânio amassado e passou por cinco cirurgias após ser atropelada e arrastada no bairro Jardim João Paulo II em São José do Rio Preto (SP). Segundo o boletim de ocorrência, a menina estava em frente à casa, onde mora com a tia e avó, na calçada, quando foi atropelada por um carro e, conforme a tia relatou à polícia, foi arrastada por cerca de seis metros. A motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local do acidente. Ela foi localizada, prestou depoimento e depois foi liberada. Em 28 de setembro, depois de quase três meses de internação, a paciente recebeu alta hospitalar. Contudo, segundo os familiares, ela ficou com traumas e sequelas do acidente.
Professora demitida por agressão a crianças em creche
Professora foi flagrada agredindo aluno em creche em Rio Preto (SP)
Reprodução/Câmera de segurança
Uma professora da “Creche Irmã Julieta” foi demitida em São José do Rio Preto (SP), após a divulgação de imagens nas quais ela aparece agredindo crianças dentro de sala de aula (veja abaixo). Na ocasião, o presidente do centro social que administra a instituição de ensino foi agredido pelos pais das crianças maltratadas. À época, a coordenadora e uma cuidadora também foram demitidas por suspeita de omitir as agressões.
Imagem mostra professora agredindo crianças em creche de São José do Rio Preto (SP)
Agentes de saúde ficam feridas em queda de elevador
Agentes de saúde ficaram feridas após queda de elevador em sobrado no bairro San Remo em Votuporanga (SP)
Reprodução/TV TEM
Em Votuporanga (SP), uma agente de saúde, de 41 anos, fraturou os dois joelhos, e outra, de 42, teve uma fratura na tíbia e na coluna, após a queda de um elevador em um sobrado no bairro San Remo. As mulheres faziam a vistoria na residência para conter os focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue e utilizaram o elevador para ir ao piso superior da residência, quando ele despencou de uma altura aproximada de cinco metros. Elas foram socorridas e hospitalizadas, mas já estão fora de perigo.
Corpo de adolescente enterrado em sítio
Corpo de Giovana de Almeida foi achado enterrado em sítio no interior de SP
Arquivo pessoal
O corpo da adolescente Giovana Pereira Caetano de Almeida, que foi dada como desaparecida em dezembro de 2023, quando tinha 16 anos, foi encontrado enterrado em um sítio em Nova Granada (SP), no dia 28 de agosto deste ano. Segundo a polícia, o dono do imóvel, o empresário Gleison Luís Menegildo, e o caseiro Cleber Danilo Partezani foram presos após admitirem à polícia terem ocultado o corpo. Os dois, no entanto, foram soltos após pagamento de fiança.
Segundo o primeiro relato de Gleison à polícia, Giovana foi até a empresa dele para uma entrevista de estágio em São José do Rio Preto (SP). Em determinado momento, eles passaram a consumir cocaína. Ela teria tido um mal súbito e não resistiu. Empresário e caseiro disseram que colocaram o corpo em uma caminhonete e o levaram até o sítio para enterrá-lo.
Três pessoas morrem em queda de aeronave
Aeronave cai em fazenda localiza em Birigui (SP)
Reprodução / WhatsApp
Um avião bimotor caiu em uma fazenda localizada em Birigui (SP), e três pessoas morreram no acidente. Uma câmera de segurança registrou o momento da queda, em 3 de agosto. A aeronave pegou fogo logo após o acidente. Ao g1, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que segue com as investigações para identificar as causas do acidente.
Uma câmera de segurança registrou o momento da queda (assista abaixo).
Segundo a polícia, a aeronave era pilotada por Haroldo Cláudio Marschner Hager, de 62 anos, morador de São Paulo (SP). Os outros dois ocupantes foram identificados como Wellington Vieira de Carvalho, de 43 anos, morador de Campinas (SP) e Josué da Silva Lobato, de 42 anos, que não teve o endereço divulgado.
Câmera de segurança registra momento em que aeronave cai em fazenda de Birigui (SP)
Médica morta em queda de avião
Arianne Albuquerque Estevan Risso, que trabalhou em Fernandópolis (SP), é uma das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP)
Fátima Albuquerque/Arquivo pessoal
O corpo da médica Arianne Albuquerque Estevan Risso, que estava no avião da Voepass que saiu de Cascavel (PR) e caiu em um condomínio em Vinhedo (SP), foi velado e enterrado em Fernandópolis (SP). Em 2015, Ariane se formou na graduação na Universidade Brasil, em Fernandópolis, onde também trabalhou entre 2019 e 2020. À época, ela conheceu Leandro Risso, com quem se casou.
“Ela viveu para tirar a dor do outro e não tem ninguém no mundo que possa tirar a minha dor” , lamentou Fátima Albuquerque, mãe de Arianne
Arianne Albuquerque Estevan Risso e a mãe, Fátima Albuquerque
Fátima Albuquerque/Arquivo pessoal
Diagnosticado com hemorroida, idoso é operado da vesícula
Diagnosticado com hemorroida, idoso descobre que foi operado da vesícula na Santa Casa de Birigui (SP)
Arquivo Pessoal
Um idoso de 72 anos, diagnosticado com hemorroida, foi operado da vesícula. O procedimento cirúrgico ocorreu na terça-feira (11), na Santa Casa de Birigui (SP). O paciente só descobriu que havia sido vítima de erro médico após sair do centro cirúrgico. Ao g1, o idoso informou que pretende passar por nova cirurgia de hemorroida em 2025, mas ainda tem bastante receio.
O hospital confirmou o ocorrido no centro cirúrgico e abriu uma sindicância para apurar os fatos, além de tomar as medidas administrativas e legais cabíveis.
Homens são condenados a prisão por assassinar família
Pai, mãe e filha desapareceram após viagem para comemorar aniversário
Arquivo pessoal
Os três réus acusados de planejar uma emboscada e assassinar três pessoas da mesma família, o casal e a filha, em Votuporanga (SP), foram condenados a prisão, com penas de 87 a 93 anos. Eles foram julgados no Fórum do município em 10 de dezembro.
O crime ocorreu em 28 de dezembro de 2023. Os corpos de Mirele Tofalete, de 32 anos, Anderson Marinho, de 35, e da filha deles, Isabelly, de 15 anos, tinham marcas de tiros e estavam em estado de decomposição. As vítimas foram enterradas em Olímpia (SP), cidade onde moravam.
Em depoimento à Polícia Civil, uma testemunha contou que Anderson Marinho, de 35 anos, transportava maconha no dia em que ele, a esposa e a filha desapareceram.
Uma conversa registrada em um aplicativo de mensagens mostrou o trio suspeito de assassinar a família planejando a fuga no dia do crime.
Carro da família de Olímpia que foi encontrado no canavial em Votuporanga (SP)
TV TEM/Reprodução
Estiagem histórica
O ano também foi marcado pela maior seca da história. Devido à estiagem, a região noroeste paulista registrou dezenas de incêndios. Um homem de 55 anos morreu, no dia 19 de agosto, ao tentar apagar uma queimada na propriedade rural da família, em Icém (SP).
Caminhão que pegou fogo e matou dois funcionários que combatiam incêndio em Urupês (SP)
Thiago Vasconcelos/TV TEM
Em 23 de agosto, dois funcionários de uma usina morreram carbonizados enquanto tentavam combater um incêndio em Urupês (SP). Eles estavam em um caminhão, tentando apagar o incêndio em uma área de pastagem, quando o veículo tombou e, com isso, não conseguiram fugir das chamas. No mesmo dia, mais de 40 bois morreram carbonizados durante um incêndio em uma fazenda de Santo Antônio do Aracanguá (SP).
O funcionário de uma fazenda que estava desparecido durante uma queimada em Neves Paulista (SP), foi encontrado morto no fim da manhã de 27 de agosto. Segundo os bombeiros, a suspeita é de que Marcos Roberto Izidoro, de 47 anos, tenha morrido após inalar uma grande quantidade de fumaça.
Marcos Roberto Izidoro que foi encontrado carbonizado em Neves Paulista (SP) após desaparecer em incêndio
Arquivo pessoal
Animais mortos
Anta queimada durante incêndio na zona rural de Andradina (SP)
Divulgação / Polícia Ambiental
Cinco antas foram resgatadas na região de Andradina (SP), entre os meses de setembro e outubro, após sofrerem queimaduras provocadas por incêndios que atingiram o noroeste paulista. Dos animais transferidos para a Associação Mata Ciliar em Jundiaí (SP), dois morreram.
Prisões após queimadas
Homem é preso após atear fogo no bairro Higienópolis em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação
Em 23 de agosto, um motociclista, de 44 anos, suspeito de atear fogo em um terreno no bairro Higienópolis, em São José do Rio Preto (SP), foi preso (assista abaixo). Segundo a Polícia Civil, ele usava a motocicleta para trabalhar como entregador. Em depoimento, confessou o crime e disse que jogou uma bituca de cigarro na área atingida sem intenção de atear fogo.
À época, o homem foi localizado no bairro Jardim São Francisco, com a moto usada no crime. O veículo foi apreendido. O suspeito foi ouvido e responde em liberdade.
Homem é preso suspeito de atear fogo em área de pastagem em Rio Preto
No dia 29 do mesmo mês, um homem de 40 anos foi preso após colocar fogo em um canavial em Pindorama (SP). Um vigia da plantação acionou os policiais após deter o suspeito. Ele foi localizado com um isqueiro e uma caixa de fósforo. Após apresentar versões contraditórias aos policiais, foi encaminhado à Cadeia de Catanduva (SP).
No dia 15 de setembro, dois homens, de 33 e 38 anos, foram presos após atearem fogo às margens da Rodovia Assis Chateaubrand, SP 425, em Penápolis (SP). Eles foram localizados nas proximidades do incêndio e portavam isqueiros. Diante da situação, acabaram presos em flagrante e respondem pelo crime de incêndio doloso, com pena de três a seis anos de prisão e multa.
Suspeitos usaram isqueiros para cometer o crime em Penápolis (SP)
Divulgação / Polícia Civil
O homem flagrado por um câmera de segurança saindo de uma mata momentos antes do início de uma queimada em Jales (SP), em 25 de agosto, foi detido e multado um dia após o crime (confira abaixo).
Câmera flagra homem saindo da mata antes de incêndio em Jales
A Polícia Civil conseguiu identificar o suspeito, que confessou que estava fumando um cigarro no interior da mata e que descartou a bituca ali, iniciando o incêndio. Ele foi multado em R$ 7.350 por infração ambiental. Após prestar depoimento, ele foi liberado. Quase um hectare da vegetação foi queimado.
Quatro dias antes, um jovem de 26 anos foi preso em flagrante suspeito de atear fogo em um canavial na região rural de Guaraci (SP).
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que viram o suspeito colocando fogo no canavial em pontos diferentes, o que causou o incêndio na área rural. Com ele foram encontrados dois isqueiros.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.