5 dicas para decorar sua casa para o Natal sem colocar os pets em risco

Encontrar itens decorativos para o Natal pode ser um desafio para pessoas que têm casa com pets. Há vários critérios que devem ser observados na decoração, desde cuidados com eletricidade até o uso de plantas tóxicas. Por isso, ter em mente dicas úteis podem te salvar na hora de enfeitar a casa e deixar o ambiente mais seguro para os animais.

A imagem mostra um cão e decorações em casas com pets.

A decoração de casas com pets deve ser feita tendo em mente que há itens perigosos para a saúde dos animais – Foto: sonharemorar/Reprodução ND

Enfeites natalinos seguros para pets

Animais de estimação, independentemente da espécie, são atraídos por enfeites coloridos e festivos de Natal. Porém, apesar de parecerem fofos brincando com esses itens decorativos, esse comportamento pode gerar resultados negativos.

A imagem mostra um gato em uma árvore de Natal.

Algumas decorações em casas com pets podem ser tóxicas e até perigosas. – Foto: RIC/Reprodução ND

De acordo com o American Kennel Club, a principal autoridade dos Estados Unidos no assunto de pets, algumas decorações em casas com pets podem ser tóxicas e perigosas.

Pisca-pisca

O pisca-pisca por exemplo, caso seja roído e esteja conectado à eletricidade, pode causar choques elétricos nos animais.

A imagem mostra um gato com um pisca-pisca de uma árvore de Natal.

Pisca-pisca é uma decoração perigosa para casas com animais de estimação. – Foto: empóriodomus/Reprodução ND

Choques em animais, dependendo do impacto, podem levar à morte, segundo a Clínica Veterinária Longevity.

Não use arranjos com viscos e azevinhos

Decorar a casa com arranjos de viscos e azevinhos é uma tradição para muitas famílias no Natal. Porém, segundo o veterinário Dr. Bill Mayer, essas plantas são altamente venenosas para animais, caso ingeridas.

A imagem mostra um visco, decoração comum de Natal.

Viscos são tóxicos para pets. – Foto: decoracoesdenatal/Reprodução ND

“Como alternativa, plantas artificiais feitas com tecidos são uma escolha mais segura para florir a decoração natalina”, explica o especialista.

Ilumine com segurança

Velas espalhadas pela casa dão um toque festivo e aconchegante à decoração. Mas, em casas com pets esses objetos não são recomendados. Segundo a Dr. Kelly Gephardt, “qualquer tropeço ou toque pode fazer com que a vela seja derrubada, deixando o cenário propício para incêndios“.

A imagem mostra velas movidas à pilha.

Caso a vela seja indispensável em sua decoração de Natal, opte pelas sem chama operadas por bateria – Foto: puxeumacadeira/Reprodução ND

Mas, caso a vela seja indispensável em sua decoração de Natal, você pode optar por velas sem chama, operadas por bateria.

Estabilize a árvore de Natal

A tradicional árvore de Natal também pode ser perigosa em casas com pets. “Animais como gatos gostam de escalar e arranhar árvores de Natal, o que pode causar acidentes como árvores caídas e decorações quebradas”, relata a veterinária Dr. Heather Loenser.

A imagem mostra um gato brincando com uma árvore de Natal.

Pets são muito curiosos e adoram brincar com a decoração. – Foto: casavogue/Reprodução ND

Segundo a especialista, para evitar esses problemas, o ideal é prender a árvore na parede ou no teto usando fios. Outra alternativa é ter uma pequena árvore de Natal em uma mesa ou balcão, fora do alcance dos animais.

Escolha enfeites de árvore seguros

Além da árvore, é preciso cuidado com os enfeites escolhidos. O tamanho e o tipo de enfeite podem influenciar na segurança e na saúde do seu animal de estimação.

A imagem mostra um cachorro mastigando enfeites de Natal.

O tamanho e o tipo de enfeite pode influenciar na segurança e na saúde do seu animal de estimação. – Foto: PetBlog/Reprodução ND

“O recomendado é evitar enfeites muito pequenos, que podem oferecer risco de asfixia”, explica a veterinária Ruth MacPete. Seguindo essas dicas de decoração, o Natal dos tutores e dos animais será muito mais seguro e memorável em casas com pets.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.