A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, anunciou nesta quarta-feira (29) o cancelamento da reunião de emergência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada no domingo (26) para discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump.
“Cancelo a reunião de 30 de janeiro de 2025, por falta de consenso. Em anexo está a declaração oficial na minha qualidade de Presidente temporária da CELAC”, escreveu Zelaya em uma publicação na rede social X.
O comunicado emitido pela Secretaria de Relações Exteriores de Honduras, que assume atualmente a presidência rotativa do bloco, cita que Gustavo Petro, presidente Colômbia, pediu a reunião para tratar as medidas de Trump, mas horas depois “Colômbia e Estados Unidos resolveram o impasse”.
Cancelo la reunión del 30 de enero de 2025, debido a la falta de consenso. Adjunto el comunicado oficial en mi calidad de Presidenta pro tempore de la CELAC. pic.twitter.com/Xp8WCSwCX7
— Xiomara Castro de Zelaya (@XiomaraCastroZ) January 29, 2025
Este conteúdo foi originalmente publicado em Honduras cancela reunião da Celac que discutiria medidas de Trump no site CNN Brasil.