Otan diz que Europa financiará armas dos EUA para Ucrânia

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, pediu nesta quinta-feira (23) que os Estados Unidos continuem a abastecer a Ucrânia e disse que a Europa pagará a conta.

Falando em um evento no Fórum Econômico Mundial em Davos, o chefe da Otan afirmou que a aliança precisa investir mais em defesa, aumentar a produção industrial de defesa e assumir uma parcela maior de gastos com a ajuda à Ucrânia.

“Com relação à Ucrânia, precisamos que os Estados Unidos também continuem envolvidos”, disse Rutte.

“Se esse novo governo Trump estiver disposto a continuar abastecendo a Ucrânia com sua base industrial de defesa, a conta será paga pelos europeus, estou absolutamente convencido disso, temos que estar dispostos a fazer isso”, acrescentou.

Os comentários do secretário-geral foram feitos depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no início desta semana que a União Europeia deveria estar fazendo mais para apoiar a Ucrânia.

Em Davos, secretário-geral também declarou que é vital que a Rússia não vença, pois isso poderia fazer com que o presidente russo, Vladimir Putin, desse um aceno aos líderes da Coreia do Norte e da China.

“Nós realmente temos que intensificar e não reduzir nosso apoio à Ucrânia“, disse o chefe da Otan.

“A linha de frente está se movendo na direção errada”, acrescentou ele.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Otan diz que Europa financiará armas dos EUA para Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.