Lula inicia agenda oficial no Rio para Cúpula do G20

Lula inicia agenda oficial no Rio para Cúpula do G20Redação GPS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, neste sábado (16), sua agenda oficial no Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. Chefes de Estado de diversos países começam a chegar à capital carioca, e há expectativa de que Lula se reúna com 10 líderes nos próximos dias.

Desde sua chegada ao Rio na última quinta-feira, Lula realizou encontros políticos com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e, na sexta-feira, visitou o Museu de Arte Moderna (MAM), local onde os encontros do grupo das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, serão realizados. “O Brasil receberá delegações de todo o mundo para debater temas como o combate à fome, a transição energética e a construção de um mundo com mais cooperação e trabalho para enfrentar os desafios globais”, afirmou Lula em suas redes sociais.

O Fórum do G20 no Rio tem como foco fortalecer a economia internacional e promover o desenvolvimento socioeconômico global. A expectativa é de que aproximadamente 55 países e organizações internacionais participem do evento, incluindo os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, que chegam ao Brasil neste domingo. Biden fará uma breve escala em Manaus para visitar a Amazônia antes de seguir para o Rio, onde terá um encontro bilateral com Lula. Xi Jinping, por sua vez, solicitou uma reunião com o presidente brasileiro e, na quarta-feira, visitará Brasília para um dia de reuniões com Lula.

Encerramento do G20 Social

Neste sábado, Lula e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, participam do encerramento do G20 Social, evento paralelo ao G20, que contou com a presença de movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Durante o evento, um documento com reivindicações sociais foi entregue, contendo propostas relacionadas aos três eixos prioritários do Brasil para a Cúpula: combate à fome, pobreza e desigualdades; sustentabilidade e mudanças climáticas; e reforma da governança global. A África do Sul, que presidirá o G20 em 2025, assegurou a continuidade do fórum social.

Além dos compromissos oficiais, Lula participará do encerramento do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que acontece na Praça Mauá, no centro do Rio, com shows gratuitos de artistas nacionais.

 

The post Lula inicia agenda oficial no Rio para Cúpula do G20 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.